"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

15 maio, 2006

Conjuntura Brasil

Por Eduardo Macedo de Oliveira


A análise de conjuntura, uma reflexão pontual sobre o Brasil, tornou-se uma tarefa emergente, inadiável e indispensável. Contudo, a cada primavera, torna-se cada vez mais difícil exercitá-la, pois entender o que se passa em nosso país, num momento em que estamos estupefatos e paradoxalmente, letárgicos, é uma tarefa penosa, exigente e repleta de armadilhas.
A sucessão de escândalos, malversações, intrigas, o ano eleitoral, a vulnerabilidade econômica, a falta de projetos (ou alternativas), sobrepondo-se, obscurecem ainda mais o nebuloso tabuleiro da nação e instituições.
Temos de tomar decisões importantes, mas a cada acontecimento, vimo-nos desnorteados e dispersos. A velocidade dos problemas supera a das soluções.
Temos em mente um projeto de país, mas parece que quanto mais o almejamos, mais distante ele se encontra.
Temos que mudar as rotas (e o roteiro!), senão os custos e as conseqüências serão altíssimos. O mundo globalizado e complexo, exige-nos clareza e determinação, caso contrário, seremos engolidos pela atraso, pela dependência e principalmente, pela devastação, violência e a marginalidade.
Enfim, temos que consertar a "máquina" em movimento. O restabelecimento do pacto federativo, a sinergia entre os poderes, a crença nas instituições e a grandeza política, são fatores essenciais para a reconstrução do nosso país.
Vamos Brasil! Chegou o seu momento.