"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

13 dezembro, 2005

Feliz Natal sem renda

Por Eduardo Macedo de Oliveira


Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, em 70 municípios de nove regiões metropolitanas do país, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, revelou que 66% dos entrevistados não receberão o 13º salário e 32% não pretendem fazer compras neste natal – na faixa acima de 60 anos, 52% (Jornal Folha de S.Paulo, 09/12/05).
Entre as prováveis causas, a informalidade na economia e a redução da renda média do trabalhador. A primeira, explica a ausência do 13º salário e a segunda, a retração nas vendas no comércio.
Um natal sem comemoração para uma parcela significativa da população. Tempos difíceis. Acreditem, nem a ampliação do crediário cabe mais no orçamento do brasileiro.
Feliz 2006. IPVA, seguros, IPTU, mensalidade escolar, entre outros, aguardam-nos, com percentuais de reajustes acima da inflação.
Juros, metas de inflação, superávit, carga tributária, foram os personagens do espetáculo do crescimento (dos banqueiros).
Clamam pelo crescimento do país. Exportar é o que importa. A balança comercial pesa pelos agronegócios. Nossa ciência e tecnologia atrofiam-se a cada inverno. O país é rico pois tornamo-nos pobres. Sem alternativas, estamos patinando nas pistas da globalização.
Resta-nos, diante de uma conjuntura hostil, descobrirmos alternativas para o presente. Um pouco mais de coragem, ousadia e lucidez. Feliz Natal!