"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

22 novembro, 2005

Declaração final de "Eixos para a Paz"

As personalidades participantes na conferência Internacional Axis for Peace subscreveram uma Declaração final, em 18 de Novembro de 2005. Duzentos dirigentes políticos, diplomatas e militares participaram nesta reunião, organizada em Bruxelas pela Rede Voltaire.

Uma coligação militar lançou-se numa exploração desenfreada dos recursos energéticos e matérias-primas. Impulsionada pelos neoconservadores, incrementou as suas depredações e renovou todas as formas de ingerência, desde a mudança de regime até ao expansionismo colonial. Viola-se permanentemente os princípios do direito internacional elaborados pelas conferências de Haya e enunciados pela Carta de S. Francisco.
Oculta as suas ambições intoxicando os meios de comunicação e enganando as instituições internacionais. Desenvolve uma política de duas medidas ao acusar, mentirosamente, os que lhe criam obstáculos ao não respeito das regras que viola. Descaracteriza o ideal democrático pretendendo servi-lo através da ocupação militar.
Para justificar as suas conquistas, cria e manipula grupos terroristas, fabrica pretextos, propaga a teoria do complot islâmico mundial e fomenta o choque entre civilizações. Arroga-se plenos poderes e empurra a humanidade para a desordem e a ruína.
Para deter este processo, fazemos um apelo de boa vontade aos membros permanentes do Conselho de Segurança. Pedimos-lhe que façam respeitar a soberania dos Estados, base do direito internacional e condição indispensável para o desenvolvimento de uma autêntica democracia. Deploramos que a França, que se tinha oposto à invasão do Iraque, se una às ameaças proferidas contra novas presas.
Saudamos a mediação da Rússia que defende a aplicação do tratado de não proliferação nuclear e a presunção de inocência nas relações internacionais. Fazemos um apelo à Assembleia Geral da ONU para que apoie os esforços da Rússia a favor do restabelecimento de um diálogo multilateral, as suas posições contra o financiamento do terrorismo, contra os dois pesos e duas medidas na política internacional e as ingerências nos assuntos internos dos Estados.
Pela nossa parte, comprometemo-nos a mobilizar a opinião pública, a partir do exemplo do que fazem já os latino-americanos, para fazer fracassar a propaganda e o ódio, e para rejeitar o projecto global de dominação e exploração.
Ainda está a tempo de se unir à luta pela Paz.
Bruxelas, 20 de Novembro de 2005

fonte: http://www.resistir.info/varios/eixos_paz.html