"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

28 novembro, 2005

Aos Nossos Mestres

Por Eduardo Macedo de Oliveira

Um dia ela apareceu em nossas vidas. Desde então, não fomos mais os mesmos; em maior ou menor grau, marcou nossa formação, aprendizado e destinos: a Escola.
Entre os seus atores, os professores, os nossos mestres. Na sua maioria, exigentes, carismáticos, competentes e sensíveis.
Ao lado da arte de ensinar, tornaram-se referências em nossas vidas. Temos um pouco de todos eles e eles um pouco de todos nós, pois aprendiam com quem estava aprendendo.
Faço uma homenagem a dois professores, em nome de todos eles.
O primeiro, o professor Irineu Siegler. No início dos anos 70, naquele bairro distante onde localizava-se a Escola Polivalente (E.E. Guiomar de Freitas Costa), o professor despertou-nos para o conhecimento da geografia, mas também para uma nova geografia das nossas vidas. Entre outros talentosos professores daquela escola, o professor Irineu destacava-se pela sabedoria, simplicidade e carisma.
Pausa. Dentre os vários problemas da educação atual, destaca-se a ausência do interesse e envolvimento do corpo docente com os seus alunos. Continua.
O professor Irineu significou naquela época uma referência para a nossa formação. Seus exemplos de vida eram grandiosos como a sua competência como professor.
Outro professor, Paulo Machado, no início dos anos 80 (Escola Promove, situado no Colégio Nossa Senhora) ensinou-nos, através da História, os caminhos para elaboração de um pensamento autônomo e crítico. A sua sabedoria estimulou dialeticamente nossas mentes. Desafiava nossas certezas, iluminava nossas incertezas, desconstruia nossas obviedades. Enfim, sua atuação gerava um movimento, a superação da inércia, indispensável para a compreensão do mundo, de suas relações e injustiças.
Após alguns anos, ambos, Irineu e Paulo, estavam lecionando na Universidade Federal de Uberlândia, onde continuaram iluminando mentes e vidas. Mestres, simplesmente, muito obrigado!