"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

10 janeiro, 2006

Ensino Médio distante

Por Eduardo Macedo de Oliveira


Foi publicada no jornal Correio (p.B2, 08/01/06) uma oportuna matéria intitulada "Escolas estaduais da região central têm vagas ociosas" assinada pela jornalista Gleide Côrrea. A educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) encontra-se em um momento crítico e decisivo. De um lado, ocorreu a universalização do acesso ao ensino fundamental (7 a 14 anos), de outro, a educação infantil (0 a 6 anos) absorveu somente uma criança de cada 11 crianças com até 4 anos, segundo pesquisa "Educação da Primeira Infância" realizada em 2005, pela Fundação Getúlio Vargas. Apesar da universalização ocorrida no ensino fundamental, de cada 10 crianças matriculadas no 1º ano, somente metade delas completará o ciclo, ou seja, a 8ª série.
Em relação ao ensino médio, conforme a reportagem, constatou-se em nossa cidade, uma ociosidade de vagas na rede pública estadual. Segundo o "Atlas de Educação de Minas Gerais" elaborado pela Fundação João Pinheiro (MG), em 2003, 29.230 alunos estavam matriculados no ensino médio (81% na rede estadual, 17,5% na rede particular e 1,5 na rede federal). Naquele ano, 3.790 alunos concluíram o ensino médio (65% na rede estadual, 32% na rede particular e 2,5 na rede pública). Em 2002, 8.933 alunos concluíram o ensino fundamental (91,5% na rede pública). Pausa.
Em 2003, estavam matriculados 13.448 alunos na 1ª série do ensino médio (88% na rede pública), ou seja, 4.515 alunos a mais do total de concluintes do ensino fundamental de 2002.
Outra questão. No total de matriculados no ensino médio em 2003 (29.320) observa-se o seguinte: no 1º ano, 13.448; no 2º ano, 8.876 e no 3º ano, 6.906 alunos. Um decréscimo de 34% e 49% no 2º e 3º anos, respectivamente, em relação ao número de alunos matriculados naquele ano na 1ª série.
Hipóteses: evasão e/ou repetência. Comprova-se aqui, o maior problema educacional brasileiro: a permanência e progressão de nossos educandos no ciclo básico. Não basta dizer que a educação é importante, ela é prioritária. Identificar e combater as causas do abandono dos nossos educandos é tarefa inadiável. Em tempo: os indicadores de qualidade do ensino por disciplina na 3ª série do ensino médio (SIMAVE), revelaram que somente 4,3% e 23,3% dos alunos, respectivamente, em matemática e português, alcançaram o nível recomendado nos exames, aplicados em 2003 e 2002, nas escolas da rede pública estadual de nossa cidade.