"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

19 janeiro, 2006

Brasil, país da impunidade

O relatório anual da Human Rights Watch, publicado hoje, avalia a situação dos direitos humanos em 60 países. O Brasil é criticado. O tom é de que os esforços feitos foram ineficazes para coibir as violações e punir os responsáveis. “Impunidade é a regra no Brasil”, afirma o documento.
Na parte do Brasil, as críticas do “Relatório Global 2006″ abarcam a violência policial; a existência de esquadrões da morte; as condições carcerárias; a violência rural e os conflitos agrários; a impunidade; a falta de proteção aos defensores de direitos humanos.
“A violência policial é uma das mais sistêmicas, comuns e duradouras preocupações relativas aos direitos humanos no Brasil. Afeta desproporcionalmente os mais pobres e as populações mais vulneráveis. Casos de abusos policiais acabam muito frequentemente impunes”, afirma o documento, que cita alguns casos de grande repercussão no ano passado, como o assassinato da missionária Dorothy Stang, em fevereiro, e a execução de 29 pessoas na Baixada Fluminense, em março.

fonte: http://blog.nominimo.com.br/#646

Relatório Global 2006

Download PDF