"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

19 agosto, 2005

Telescópios para os alunos

Estudantes do ensino fundamental, médio e superior já podem fazer uma análise virtual das galáxias. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) resolveu estimular as investigações científicas em astronomia, física, informática, engenharia e matemática, colocando à disposição das instituições de ensino um telescópio para observações on line chamado Miniobservatório Astronômico. A primeira foi realizada na semana passada, na Escola Moppe, em São José dos Campos (SP).
Os interessados devem preencher um formulário disponível na página eletrônica do Inpe. Se a proposta for aprovada, a instituição recebe uma senha para acessar o telescópio no dia e horário agendados. Segundo o pesquisador da Divisão de Astrofísica (DAS) do Inpe, André Milone, os estudantes vão poder analisar a dinâmica de aglomerados de estrelas, nebulosas, galáxias e planetas. “E até registrar a ocorrência de um grande fenômeno astronômico em tempo real.”
O novo programa do Inpe integra o projeto Educação em Ciências com Observatórios Virtuais, coordenado pelo Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). “O projeto pretende expandir as observações para outros sites astronômicos. Em breve outros observatórios também estarão funcionando de maneira remota”, prevê Milone.

fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=2567&FlagNoticias=1&Itemid=2690