"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

26 setembro, 2005

Os filhos do Brasil

Por Eduardo Macedo de Oliveira

Assisti com o meu filho o filme "2 filhos de Francisco", imperdível! É gratificante constatar a evolução da qualidade do cinema brasileiro. Podem anotar, nossa produção cinematográfica será uma das melhores do mundo.
Em relação ao filme, reitero, fantástico! Um Brasil rural e um urbano dividem a história real de uma família no interior de Goiás. Liderados pelo Francisco e esposa, pais de muitos filhos, entre eles, Zezé Di Camargo e Luciano, que tornariam uma das melhores duplas de cantores de nosso país.
Chama atenção as "loucuras" do Francisco, que podem ser traduzidas pela ousadia, a fé, a determinação, a sabedoria e a perseverança, de um entre os milhões de brasileiros que teimam em acreditar nos seus filhos e em nosso país.
Uma de suas loucuras, a cobrança de instalação de uma escola rural, revela um Francisco verdadeiramente cidadão, na busca da dignidade, do direito à educação, indispensável e determinante.
Quantos Zezés e Lucianos estão por aí? Ou seja, quantos talentos encontram-se à espera de Franciscos, sem oportunidades, direitos e esperanças? Mas o Francisco, apesar das dificuldades revela a sua iniciativa e criatividade, no sentido de oportunizar aos seus filhos a descoberta e a potencialização dos seus talentos, um direito vital de qualquer ser humano.
O exôdo rural destaca-se no filme. Somos urbanos com nossas rodoviárias e misérias.
Outra cena. O empresário desculpando-se com a família do Francisco, de uma dignidade rara nos dias atuais.
Em síntese, um filme que trata do talento e da busca incessante e incansável de uma oportunidade, de uma vida decente. Belo, sensível e emocionante, enfim uma obra de arte e ao mesmo tempo, um tratado sociológico sobre o nosso país.
Como nada é perfeito, dispensável a cena em que se destaca o logotipo de um grande banco e inoportuna a entrega de folheto promocional de uma marca de telefonia móvel na saída da sala do cinema.

Prof. Eduardo Macedo de Oliveira
http://eduardomacedo.blogspot.com/

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

kveðju frá íslandi

beibíið mikla

9:34 AM

 

Postar um comentário

<< Home