"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

18 julho, 2005

Homologação

Assinada homologação para que o ensino fundamental tenha 9 anos

O ministro da Educação interino, Ronaldo Teixeira da Silva, anunciou na sexta-feira que assinou a homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para que o ensino fundamental tenha nove anos. O anúncio foi feito durante as oficinas do MEC, em Bom Jesus de Itabapoana (RJ). "Até a manhã de ontem (quinta-feira), o ensino fundamental tinha oito anos, mas na condição de ministro assinei a homologação do Conselho Nacional de Educação que institui os nove anos do ensino fundamental para a necessária transformação da educação básica", declarou.
Com a lei as redes estaduais, municipais e particulares terão cinco anos para se adaptarem à norma. A partir de agora as crianças poderão ingressar na primeira série do ensino fundamental com 6 anos de idade. Entre as vantagens para a criança ingressar na escola um ano mais cedo, segundo Silva, está a redução das situações de risco, especialmente para quem vive na periferia das cidades, a melhoria do aprendizado e aumento da escolaridade dos alunos.
Matrículas - Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC indicam que o ensino fundamental de nove anos está parcialmente implantado em 22 estados e no Distrito Federal. São 7.398.128 alunos de seis anos freqüentando a escola em 2005, dos quais 4.421.472 na rede municipal; 2.770.200 na rede estadual; 102.092 na rede particular; e 4.364 na rede federal.