"Uma vida não é nada. Com coragem pode ser muito" Charles Chaplin

24 outubro, 2008

10 Mandamentos do Meio Ambiente

Dom Carlo Rocchetta, ex-assistente nacional da Coldiretti [principal organização agrícola italiana - http://www.coldiretti.it/], utilizou um método muito tradicional para explicar o comportamento ecológico: inspirou-se na fórmula dos 10 mandamentos, mesmo que não seja fácil esculpir esta “nova versão” sobre tábuas de pedra.

A reportagem é da revista Missione Oggi, edição de outubro de 2008. A tradução é de Moisés Sbardelotto.


1. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Não procureis situações de perigo ou mortais na ordem da natureza, especialmente se possam se tornar permanentes e incontroláveis.

2. Não cometais violência à criação e à sua integridade. É um pecado “ecológico” que Me ofende, grave como o pecado pessoal ou social.

3. Lembrai-vos de respeitar a unidade do sistema vital e a interdependência que existe entre os seres vivos. O futuro da humanidade corre risco. Segui um estilo de vida que seja sóbrio, justo e respeitoso com a natureza e o bem comum.

4. Honrai a variedade das criaturas, da flora e da fauna. São um dom e uma riqueza para todos. Não tenteis empobrecê-la ou destruí-la. Apreciai e valorizai a biodiversidade, favorecei-a em cada lugar.

5. Não mateis a democracia econômica, a justiça social e a solidariedade em nome dos poderes econômicos e financeiros que anulam a liberdade, a criatividade e o espírito de iniciativa dos pequenos empreendedores.

6. Não manipuleis o patrimônio genético e o conhecimento do genoma humano para vos trazer benefícios. Tudo o que está escrito na criação deve ser compartilhado e servir para o bem de toda a humanidade.

7. Não roubeis e não crieis novas formas de pobreza e de exploração dos mais fracos, com um sistema econômico perverso que usa os pobres para enriquecer os ricos.

8. Não deis falso testemunho aos consumidores, mentindo sobre os produtos, gerando insegurança com relação aos alimentos ou provocando doenças. Respeitai a vida em todas as suas formas e trabalhai para produzir alimentos seguros.

9. Não desejeis a agricultura sem os agricultores, anônima e sem ligação com a terra. Apreciai o trabalho de “tutor” e de “cultivador” que Eu confiei ao homem no princípio da criação.

10. Não destruais os produtos tradicionais regionais ou aqueles de qualidade, os sabores e os perfumes da terra. Não contamineis sementes boas ou animais com culturas e forragem que não sejam seguras. Intervinde sobre a natureza para melhorá-la, sem ameaçá-la ou violentá-la no seu delicado equilíbrio.

Nos Estados Unidos, a editora Harper recém publicou (com papel reciclado e impressão com tinta à base de soja) a
"Green Bible" [ http://greenletterbible.com/ ], a Bíblia verde, isto é, a antologia das passagens bíblicas que fazem referência à natureza e ao meio ambiente. São cerca de 1.000 trechos, dentre os quais 490 fazem referência ao paraíso e 520 ao amor.

O texto encoraja o reconhecimento do amor de Deus pela criação e o cuidado que devemos ter com ela.

http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=17630

acessado em 23/10/08

mais: http://unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=16877